PVRLA

Guarda-rios recebem formação para ajudar a combater alterações climáticas

12/11/2021

Os guarda-rios da Águas e Energia do Porto participaram numa formação que os ajuda a aplicar técnicas adaptadas ao combate às alterações climáticas. 

O curso decorreu durante o mês de outubro versado sobre a temática “Reabilitação e Aplicação de Técnicas de Engenharia Natural em Rios e Ribeiras”, tendo como grande objetivo dotar estes profissionais de conhecimentos teóricos e práticos sobre “Nature Based Sollutions”, que cada vez mais assumem um papel de destaque na adaptação dos recursos hídricos e do território aos efeitos das alterações climáticas. 

Desta ação resultou a plantação de 10 árvores autóctones e a implementação de faxinas vivas, uma técnica natural para estabilizar as margens dos cursos de água, junto à Quinta do Rio da Ribeira da Granja. 

Recorde-se que a profissão de guarda-rios já esteve extinta no concelho e foi recuperada pelo Município, de modo a zelar, vigiar e proteger as linhas de água da cidade e o ecossistema. 

Para além da monitorização visual da qualidade da água, os guarda-rios são ainda responsáveis por supervisionar os leitos e margens, verificando o seu estado e estabilidade de forma a garantir a sua sustentabilidade.

News