PVRLA

Máscaras reutilizáveis:

26/06/2021

O Pavilhão da Água, enquanto Centro Azul da Bandeira Azul, organizou uma ação de sensibilização e educação ambiental com uma limpeza ao rio Tinto. A ação contou com a ajuda dos guarda-rios da Águas e Energia do Porto e com a presença do Vice-Presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, bem como do Presidente da Águas e Energia do Porto, Frederico Fernandes. 

A atividade, incluída no PVRLA - Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Águas do Município do Porto, foi realizada também no âmbito do programa Bandeira Azul 2021, com o tema “Resíduos convertidos, ecossistemas protegidos”. Esta foi a primeira de várias ações de sensibilização para uma economia circular em que o objetivo é transformar os plásticos recolhidos em máscaras produzidas pela Skizo, compostas por 70% plástico reciclado, e que foram também distribuídas aos participantes na ação. 

Esta limpeza ao Rio Tinto teve ainda como objetivo sensibilizar a população para a necessidade de proteger e valorizar os rios e ribeiras em contexto urbano e dar a conhecer o PVRLA. Este projeto da Águas e Energia do Porto (AEdP), previsto na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), pretende valorizar e proteger os recursos hídricos da cidade, reduzindo ainda a sua vulnerabilidade face aos efeitos das alterações climáticas através da identificação e priorização de medidas e investimentos. 

Para esta estratégia muito contribuem os guarda-rios da AEdP que vigiam diariamente os 66 km de rios e ribeiras que atravessam a cidade. Só em 2020, os guarda rios realizaram cerca de 1570 inspeções visuais aos vários cursos de água existentes na cidade, alertando para eventuais anomalias e limpando os leitos e as margens. 

O PVRLA 

O Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto é financiado em 85% pelo Programa "Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono", no âmbito dos EEA Grants 2014-2021, representado um investimento total de 235.288,03 euros. 

Promovido pela empresa municipal Águas e Energia do Porto, enquanto entidade responsável pela gestão das linhas de água do Porto, este projeto tem ainda como parceiros estratégicos a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Município do Porto. 

Através do EEA Grants, os países doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) estabelecem o objetivo comum de trabalhar em conjunto para reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros, para quinze estados beneficiários. Em Portugal, a implementação do fundo EEA Grants é acompanhado pela Unidade Nacional de Gestão (UNG) que atua como Ponto Focal Nacional perante os países doadores.


News