PVRLA

Apresentação pública dos resultados do Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto

06/03/2024

No dia 20 de março, pelas 10 horas, decorre no Auditório da UPTEC a sessão pública de apresentação dos resultados do Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto (PVRLA).

O PVRLA é um projeto desenvolvido pela Águas e Energia do Porto, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Agência Portuguesa do Ambiente. Um trabalho conjunto, que contou com o financiamento do EEA Grants, e que apresenta agora os seus resultados, que pretendem ser uma base para a estratégia de adaptação aos efeitos das alterações climáticas dos rios e ribeiras urbanos da cidade do Porto.
 
O dia escolhido para esta apresentação é também simbólico. Além de estarmos a dois dias da comemoração do Dia Mundial da Água, este é também o dia em que o Parque da Asprela completa dois anos. Este parque, exemplo máximo do conceito "cidade-esponja" criado em pleno polo universitário, veio melhorar a qualidade de vida daquela zona do ponto de vista ambiental, garantindo também a prevenção de inundações através de bacias de retenção que conseguem acomodar até 10 mil m3 de água durante eventos de precipitação intensos. Ou seja, um exemplo vivo de tudo aquilo que está  preconizado no PVRLA e que será visitado no final da apresentação. 

A sessão de apresentação de resultados, cujo o programa pode ser consultados abaixo, contará com a presença dos intervenientes neste projeto e os resultados poderão ser consultados nesta plataforma, posteriormente, de forma mais detalhada. 


Programa
 
9h30 - Receção 
 
10h00 - Sessão de Abertura  
Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e Presidente do Conselho de Administração da Águas e Energia do Porto 
Rodrigo Maia, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 
João Mamede, Região Hidrográfica do Norte da Agência Portuguesa do Ambiente 
 
10h30 - Apresentação técnica dos resultados 
Daniela Escada - Aqualogus, Engenharia e Ambiente 
 
11h00 - Visita ao Parque Central da Asprela
Visita guiada por Paulo Farinha Marques, Professor Associado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 



O Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto (PVRLA) tem como objetivo promover a proteção e valorização dos rios e ribeiras da cidade do Porto com vista a uma melhor adaptação aos efeitos das alterações climáticas e à diminuição da vulnerabilidade do território, constituindo uma medida de adaptação local alinhada com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) do Município do Porto. 
  
Foi financiado pelo programa EEAGrants 2014-2021, tendo como doadores a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, sob supervisão da Secretaria-Geral do Ambiente e da Ação Climática (SGMAAC). O PVRLA visa contribuir para a execução do objetivo n.º 3 do referido Programa: “Aumentar a resiliência e a capacidade de resposta às alterações climáticas em áreas específicas.” e para o Output 3.1 do Programa, “Adaptação às alterações climáticas a nível local reforçada”. 

 

 
Informações úteis:
 

Novidades