PVRLA

Alunos da Escola do Viso plantaram árvores na Ribeira da Granja por uma cidade mais verde

03/05/2022

Um grupo de alunos do 7º e 8º ano da EB23 do Viso plantou dezassete árvores junto à Ribeira da Granja, em Ramalde, rumo a um futuro mais sustentável.

A plantação decorreu a 22 de abril, no âmbito do Plano de Valorização e Reabilitação de Linhas de Água do Município do Porto (PVRLA) e do programa de educação ambiental da Bandeira Azul 2022, subordinado ao tema “Recuperação de Ecossistemas”, ambos liderados pela Águas e Energia do Porto.

A ação teve como parceiros a Divisão Municipal de Gestão Ambiental da CMP (DMGA), o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto) e a Junta de Freguesia de Ramalde, e insere-se no objetivo do Município de plantar árvores/espécies autóctones junto às linhas de água da cidade.

No terreno é possível encontrar as espécies Lódão, Aveleira, Bordos e Bétula portuguesa, que foram criteriosamente escolhidas de acordo com as características naturais e ambientais do local. Sublinhe-se que a proximidade da plantação com a Escola do Viso promove uma ação vigilante por parte dos alunos, garantindo a continuidade da mobilização dos mais jovens nesta causa.

“Do rio ao mar, árvores vamos plantar” é uma iniciativa que se enquadra num conjunto de múltiplas atividades dinamizadas no Porto para incentivar a participação ativa na gestão e defesa do território, bem como a promoção da biodiversidade e adaptação às alterações climáticas.

Novidades